Milena Fagundes

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A MATÉRIA DO BLOG

Olá frequentadores do Blog SM!

Hoje entrevistamos a editora do Blog De Cara Pra Lua, o blog de maior sucesso sobre Reality Show, que ultrapassou a marca de 18 milhões de acessos em 5 anos de atividade.

Durante o Big Brother Brasil, o DCPL é o ponto de encontro de todas as torcidas. Do início ao fim do programa, todos os apaixonados pelo BBB marcam ponto diariamente no site, todos ávidos por lerem o próximo texto.

O Blog Sempre Milena entrevista SUSAN:

BSM - O Blog De Cara Pra Lua chegou a marca de 18 milhões de acessos em 5 anos de existência. A que se deve esse sucesso do Blog? Qual a fórmula que vocês encontraram para conquistar o público?

Susan - Paixão naquilo que escrevo, acreditar em minha verdade mesmo que muitas vezes não seja aquilo em que a maioria acredita. Discuto muito o BBB com meu marido e assim aliamos a minha natureza muito apaixonada com o raciocínio mais racional que é mais próprio dos homens. No final, dá tudo certo. Acho que o respeito que tentamos manter com os participantes também é um dado importante, mesmo quando criticamos buscamos fugir dos estereótipos ofensivos.

"...Torci por todo o lado B, os defendi como grupo e individualmente também..."


BSM - O DCPL já torceu por Juliana, Dourado e Zulu (BBB4), Ge (BBB5), Íris, Alemão (BBB7), Marcelo Arantes (BBB8) e Max e Francine (BBB9). Que tipo de característica o brother precisa ter para conquistar a tocida do Blog? Qual o critério para a escolha?

Susan - Não tem critério. Acho que é questão de empatia, de sentir no jogador que ele vai me dar uma história interessante para contar. Na verdade eu gosto de contar uma história e cada um desses que você citou me deu amplo material para fazê-lo. No BBB9 eu não torci apenas pelo Max e Fran, torci por todo o lado B, os defendi como grupo e individualmente também. Claro que havia no DCPL uma tendência a fazer do Max um campeão, pela trajetória dele no jogo, pelas qualidades que ele mostrou. Mas além dele e da Fran, a Milena, a Priscila e o Flavio foram muito importantes na história contada pelo DCPL no BBB9 e tinham grandes qualidades também tanto como jogadores quanto como pessoas.

"...No BBB9, que tudo acontecia na madrugada, que Milena e Priscila só iam dormir de manhã durante as festas e que Max e Fran só se reconciliavam na madrugada eu fiquei igual a um zumbi...rs..."

BSM - Você acredita que o público está mudando sua forma de ver o jogo? Quem leva o 1 milhão não é mais o que “precisa”, mas o que sabe jogar, definitivamente?

Susan - Eu acredito que sim. A questão do quem “precisa” ficou menos importante desde que a produção do BBB acabou com os participantes que entravam pelo sorteio. A marca de ter sido sorteado tinha muito apelo para o público que fazia a ligação de sorteio com "pobreza". O Bial uma vez citou uma coisa muito interessante. No BBB6 a participante que tinha as piores condições financeiras era a Lea, piores até do que as da Mara e do Tinho e, no entanto, o público não fez esse link dela com a “necessidade” de ganhar o prêmio. O público da net, formador de opinião no BBB e que tem um olhar mais aguçado, pois quase em sua totalidade assiste o PPV, vem abolindo esse estereótipo ao longo desses quase 10 anos de Big Brother

BSM - Durante os reality shows (BBB, A Fazenda...) como é a sua rotina? Quanto tempo você dedica a assistir os programas, vídeos, etc?

Susan - A Fazenda é um caso a parte, pois não teve PPV. Mas durante o BBB, eu ficou looookaaa...rs. É uma loucura. Eu gravo todo o programa para poder assistir tudo o que eu perdi durante o dia quando eu tenho que trabalhar. Chego em casa e fico no replay, vídeo e no ao vivo ao mesmo tempo. No BBB9, que tudo acontecia na madrugada, que Milena e Priscila só iam dormir de manhã durante as festas e que Max e Fran só se reconciliavam na madrugada eu fiquei igual a um zumbi...rs. Divido também minhas férias em 3 partes, tiro 10 dias em janeiro, 10 em fevereiro e 10 em março. No fim dá tudo certo. Graças a Deus!

"...No BBB9 eu fui ameaçada, ofendida, agredida e perseguida por defender o Max, vocês acreditam nisso?..."

BSM - Como você lida com as torcidas “adversárias”? Pelo que acompanho do Blog, você não tenta ser política, agradar a todos... Dá sua opinião doa a quem doer. Já ouve algo inusitado, ofensa grave partida de algum “fanático”?

Susan - É impossível agradar a todos, mesmo que eu quisesse, eu jamais conseguiria, portanto nem tento. Sei que sempre desagradarei alguém, mas é inevitável. A gente lida com gente e opiniões, portanto cada um pensa e reage de uma maneira e terá uma opinião diferente sobre o mesmo assunto. Já recebi sim ofensas graves. No BBB9 eu fui ameaçada, ofendida, agredida e perseguida por defender o Max, vocês acreditam nisso? Tive que bloquear alguns emails para não me aborrecer mais do que o devido... Rs.

"...O BBB9 foi um espelho da net, foi aqui que as grandes batalhas foram travadas..."

BSM - Qual a importância da torcida da internet (blog, comunidades no orkut, etc), hoje, nos reality shows? Só é possível vencer se as torcidas estiverem organizadas, na internet?

Susan - Eu não sei se já dá para a gente afirmar que só é possível vencer se tiver uma torcida organizada na net. Mas sei que a cada ano a net se torna mais e mais importante. O BBB9 foi um espelho da net, foi aqui que as grandes batalhas foram travadas, foi aqui que as torcidas organizadas conseguiram dar a vitória ao Max, disso eu não tenho muita dúvida. Pois são as edições abertas que direcionam o olhar do público que não acompanha pelo PPV e não usa a n et como ferramenta para o debate e, convenhamos, as edições não eram lá muito favoráveis ao Max. E mesmo assim ele ganhou. Será assim no BBB10? Não sei. Vamos ter que esperar um pouco mais para começarmos, talvez, a afirmar com propriedade que a net faz o campeão, por enquanto ainda é cedo.

BSM - Você disse uma vez em seu Blog “A edição aumenta, mas não inventa”. Comente sobre essa afirmação:

Susan - Rs... A edição do Big Brother também vai atrás de uma história para contar e algumas vezes no encalço dessa história eles dão mais ênfase a algumas coisas e menos a outras. Mas eu nunca os vi inventando algo que realmente não tivesse sido mostrado pelos jogadores. Com exceção talvez do BBB9 onde em uma de suas edições eles colocaram uma fala do Max onde ele se referia à Francine como se fosse ele falando sobre o Flavio. Ficou feio e não creio que isso volte a acontecer. Pelo menos eu espero que não...rs.

"...Se pudesse ter sido uma final com 5 participantes certamente, em minha opinião, todo o lado B estaria nela..."

BSM - Durante o BBB9, em determinado momento você afirmou “O jogo até este momento foi feito por cinco jogadores, Max, Flavio, Fran, Milena e Priscila. Eles seguraram o PPV, a diversão da internet, o interesse do público...”. A final com 3 participantes desse grupo consolida sua visão sobre o jogo?

Susan - Claro que sim. E fiquei muito feliz com aquela final. E, claro também que eu queria que a Milena estivesse nela. Milena foi uma participante como poucas, coerente, sensata, madura. Com uma visão bem legal daquilo que acontecia no jogo, com uma garra para vencer as provas de resistência que era admirável. A Mi protagonizou muitos dos belos momentos do BBB9 quando segurava o público varando a noite a assistindo derrotar todos os meninos nas provas. Era bonito de a gente ver. Se pudesse ter sido uma final com 5 participantes certamente, em minha opinião, todo o lado B estaria nela.

"A Mi protagonizou muitos dos belos momentos do BBB9 quando segurava o público varando a noite a assistindo derrotar todos os meninos nas provas. Era bonito de a gente ver..."

BSM - Sobre Milena, você escreveu durante o BBB “Uma pena que mulheres como Milena não consigam o espaço merecido nesse mundo tão permeado por preconceito...”. O perfil de Milena não é o ideal para ganhar o 1 milhão, ainda?

Susan - Não acho que seja questão de ser o ideal ou não, pois não acredito que o público tenha um ideal de campeão. Mas acho que a liberdade de mulheres como Milena, Priscila, Fani ainda agridem o público feminino da net que é em sua grande maioria composto por mulheres. As mulheres ainda sonham com princesas encantadas sendo despertas por seus príncipes. Não é de graça que fica essa loucura toda em torno dos casais que fazem sucesso no BBB. Mas isso vem mudando. Eu pelo menos tenho me esforçado para fazer do DCPL um espaço com menos preconceito e com mais apoio à liberdade feminina dentro do jogo.

"...O maior acerto da Milena foi sua coerência e sua maturidade..."

BSM - Ainda sobre Milena, o que você considera ter sido o seu maior acerto no jogo? E o que considera ter a prejudicado no confinamento?

Susan - O maior acerto da Milena foi sua coerência e sua maturidade. Eu achava o máximo quando Ralf tentava fazer a cabeça da Mi contra o Max e nada conseguia, ela se mantinha firme em sua opinião de que Max era um cara legal e amigo. O que prejudicou a Mi foi justamente seu envolvimento com Ralf, quando ela se descobriu apaixonada por ele, seu jogo ficou um pouco mais complicado, tanto que ela praticamente desistiu de lutar depois que ele foi eliminado.

"... A nona edição foi um presente.."

BSM - Em relação ao Big Brother Brasil, que caminha para sua décima edição... Quais as edições que você considera as melhores? Por que?

Susan - Eu gostei muito do BBB3 porque o grupo como um todo era muito maduro. Eles falavam de jogo, articulavam os votos, mas mesmo assim se sentavam à mesa todos os dias, juntos, para jantar. Foi a edição que me marcou pelo fato de que eles não deixaram um dia de realizar o ritual das refeições conjuntas em torno da mesa redonda da cozinha. A maturidade era tamanha que Jean Massumi e Dhomini, que eram os grandes antagonist as no jogo, acabaram amigos com Dhomini e Sabrina como padrinhos de casamento do Jean. Gostei muito também do BBB7 porque Íris foi uma força poderosa naquele jogo e me deu um material farto para discutir valores perdidos, para exercitar minha veia romântica. Eu gosto muito de quase todo o material que eu produzi na sétima edição. E do BBB9 por tudo que vocês acompanharam junto comigo. O BBB9, em minha opinião, estabeleceu o domínio da net e para quem faz da net seu campo de discussão, a nona edição foi um presente.

BSM - Já falaram sobre uma possível edição com ex-participantes. Se vai rolar ou não, não sabemos. Mas quais seriam os 14 participantes eleitos pela Susan para essa edição feita de ex-jogadores (não vale os ganhadores)???

Susan - Pois é... Esse assunto rendeu até uma citação do De Cara Pra Lua feita pelo Boninho no Blog da Produção. Segundo ele, primeiro vamos pensar no BBB10 e eu concordo com ele. Um passo de cada vez. Agora escolher apenas 14 seria uma tarefa árdua, existem mais de 14 participantes no universo de mais de 100 ex-BBBs que merecem uma segunda chance. Eu colocaria os mais polêmicos, os menos famosos. Pois entrar com uma torcida organizada de outras edições seria desleal caso fossem nos moldes que o Daniel Castro noticiou, anônimos e ex-participantes. Mas, vamos lá... Eu colocaria a Tina, o Adriano, a Leka, o Massumi, Ge, Rafael, Fani, Marcelo, Thalita, Bianca... Do BBB9 fica difícil escolher, pois a edição ainda está muito recente, todos ainda são muito marcantes.

"...Milena é uma menina fantástica, doce, super do bem e merece todo esse carinho que vocês têm por ela..."

BSM - Suas considerações finais...

Susan - Eu só tenho que agradecer a oportunidade de falar com os fãs da Milena. É uma honra e um prazer enorme. Milena é uma menina fantástica, doce, super do bem e merece todo esse carinho que vocês têm por ela. Sei que ela retribui na mesma medida, pois foi dessa maneira que ela tratou o De Cara Pra Lua. Vocês fazem um belo trabalho e espero que o sucesso esteja sempre acompanhando a trajetória do Blog e da Mi. Obrigada pela oportunidade e pelo carinho.

Valeu, Susan! Um grande beijo de todos os fãs da Milena! Sucesso!!!!

By Patty Serudo e Anne Karol

Nenhum comentário: