Milena Fagundes

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Comunidade São Pedro, em Manaus. Por que ajudar?

No ano de 2004, algumas famílias desabrigadas em Manaus invandiram uma propriedade particular e lá se instalaram. Ao tomarem conhecimento que Carlinhos da Carbrás (ex-prefeito de Parintins) tinha uma dívida de IPTU de mais de 4 milhões com a Prefeitura; em tom de protesto, o terreno foi ocupado. O local ficou conhecido como "invasão da Carbrás".


Esses moradores travaram uma verdadeira batalha contra o proprietário do terreno, que vez ou outra agia com violência pela reintegraçao de posse. Um ano depois da invasão, a Prefeitura de Manaus oficialmente desapropriou a área da Carbrás e repassou para os moradores.

O lugar passou a ter outro nome: Comunidade Parque São Pedro. E as famílias, outra batalha, que era a de trazer cidadania para aquele povo. Os moradores tiveram que lutar por segurança, luz, água, asfalto... Cada conquista foi/é muito comemorada.





Na Comunidade São Pedro vivem 7.500 famílias, o lugar tem o menor IDH (índice de desenvolvimento humano) da região. Além de Manaus, essas pessoas vem do interior do Amazonas e de outros estados do Brasil (principalmente Pará e estados do Nordeste). Gente que veio tentar a vida na capital da amazônia, não deu certo e não conseguiu voltar para as suas cidades.


Quando a equipe do Big Natal visitou a comunidade, viu a dura realidade do local: casas com pisos de barro, com coberturas feitas em lona, cubículos abrigando dezenas de pessoas, famílias que vivem com uma refeição diária, etc.




Sabemos que não vamos resolver o problema, que eles precisam viver em condições dignas todos os dias. Mas o que está ao nosso alcance neste momento é fazer o Natal que eles merecem e que renove em cada uma dessas pessoas a esperança, a fé e o desejo de continuar lutando.






Big Natal, campanha idealizada por Milena Fagundes... Porque a comunidade São Pedro merece um Grande Natal! Vamos fazer parte deste projeto?

By Patty Serudo

Um comentário:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUAL A NECESSIDADE DA COMUNIDADE SÃO PEDRO A PRINCIPAL NECESSIDADE AGORA EM 2012